sábado, 29 de janeiro de 2011

DO INTERNAUTA


CORRESPONDÊNCIA TEMPO QUENTE

“UM PESO... DUAS MEDIDAS”
Hoje pela manhã vimos uma empresa trabalhando na área do Auto Posto Borsoi. Estranhamos aquele grupo ali bem instalado, distante do burburinho do Centro. O que será que passa pela cabeça dos que se acham "donos da cidade", que não os "pegam pelos braços" e os colocam bem na área que circunda a Igreja Matriz? Vender Honda pode! Vender chips da Claro pode. Instalar barraquinhas de festas pode. Fazer Bingão também pode. Montar barraquinha de churros pode. Vender churrasquinho pode. Penso que eles deveriam ter contatado a chefia da Igreja para montar seu negócio naquela área da paróquia. O povo que precisa de casa própria, que necessita de terreno talvez tenha ficado mais uma vez de fora dessa oportunidade. Acorda São Miguel. Obs. Remetente salvaguardado para evitar retaliações.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"IMPACTO"


“IMPACTO”
TEMPO QUENTE NO “O JORNAL” E
MENDEZ NA RADIO SUPER FM 105.9
Caiu feito uma bomba a coluna do “O JORNAL“ escrita pelo jornalista e blogueiro Roberto Mendez.  Mantenedor á quase sete anos do blog “Tempo Quente on-line”, em virtude de suas críticas políticas visando à administração pública do município onde reside, o polêmico jornalista RM teve as portas de todos os meios de comunicação fechadas, tendo inclusive que prestar estágio quando de sua formatura em Serviço Social, no município vizinho de Itapetininga, uma vez que não encontrou nenhum apoio por parte da atual administração para atender a essa exigência do Ensino Superior.
Sua enorme popularidade aliada à credibilidade indiscutível angariada através de uma conduta exemplar durante os 16 anos que reside em São Miguel Arcanjo, fez com que a edição de número 151 de “O JORNAL” sumisse rapidamente dos postos onde é distribuído naquela cidade.
“O JORNAL” publicado já á dez anos em Pilar do Sul, agora também em São Miguel Arcanjo, estabelece em suas paginas um diferencial com as demais publicações semelhantes que circulam naquele município. Sua total imparcialidade e defesa da isonomia no seu aspecto sócio-jurídico.
O “impacto” causado pelo conteúdo dos tópicos inseridos em sua coluna certamente repercutirá por todos os municípios da região, e até mesmo alem fronteiras, uma vez que o destemido jornalista a partir desta data figura também como correspondente do programa “SOROCABA GERAL”, levado ao ar diariamente das 12.00h ás 13.00h, pelo brilhante jornalista e apresentador TONI SILVA.
Enquanto que, na única emissora de rádio que se diz “comunitária” em São Miguel Arcanjo seu “jornalista-reporter” demonstrando sua parcialidade, se refere ao prefeito do município como “o bom prefeito” e “nosso querido prefeito” nada falando sobre locais de responsabilidade da prefeitura propícios para criadouro do mosquito da dengue como o denunciado no blog Tempo Quente (www.tempoquente.zip.net), o jornalista Toni Silva leva ao ar um programa jornalístico sério e idôneo, comprometido tão somente com a realidade dos fatos, informando, denunciando e cobrando ações das autoridades competentes visando sempre o melhor para a sociedade.
ACESSE WWW.TEMPOQUENTE.ZIP.NET - LEIA “O JORNAL” – OUÇA SOROCABA GERAL E SEJA UM CIDADÃO BEM INFORMADO.

CORRESPONDÊNCIA TEMPO QUENTE


CORRESPONDÊNCIA TEMPO QUENTE

TRÂNSITO MUNICIPAL: ESCLARECIMENTO.
Boa tarde.
Envio este e-mail ao Sr. Roberto Mendez, com cópia para "o Jornal" de Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo.
Caro Sr. Roberto Mendez, em sua coluna de “O Jornal”, edição 151, me causou estranheza sua crítica a criação do Departamento Municipal de Trânsito de São Miguel Arcanjo. Peço humildemente que o Sr, como formador de opinião, esclareça seus leitores quanto ao processo de municipalização do trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro(CTB) de 1997 propõe a municipalização do trânsito devido a diversos fatores, especialmente por considerar que não há ninguém melhor para cuidar do trânsito da própria cidade do que aqueles que nela residem, basta observar o estado de abandono dos municípios que não aderiram ao Sistema Nacional de Trânsito(SNT) ficando sujeitos a boa vontade do governo estadual em operar o trânsito nessas cidades.
Integrando-se ao SNT o município passa a ter diversas vantagens. Apenas para citar uma: o valor arrecadado das multas reverte para o município e não mais para o Estado, valor esse que pode e deve ser investido em ações voltadas para a segurança de pedestres e condutores, igualmente, vale lembrar que o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), considera a municipalização do trânsito de caráter irreversível e obrigatório. Sugiro nesse caso a leitura do “Roteiro para implantação para municipalização do trânsito”, disponível em: http://www.destran.com.br/links/transito/legislacao_manual.pdf ou o site do DENATRAN: http://www.denatran.gov.br/
O governante que assume a gestão do trânsito em seu município além de atender a legislação em vigor contribui para a redução das mortes e acidentes que tanto vitimam nossos entes queridos.
Parabenizo o articulista por apresentar o tema “Trânsito” em sua coluna, pois quanto mais discutimos um assunto mais responsáveis por ele nos tornamos.
Atenciosamente,
André Luis Marsiglia
Agente de Trânsito em Pilar do Sul, concursado de acordo com a lei.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VOLTA ÁS AULAS e ETEC ITAPETININGA


ETEC CHAPADINHA
Mão de obra qualificada!  Nos dias de hoje, esse é um dos quesitos fundamentais para quem está à procura de um emprego e uma exigência das empresas que estão selecionando candidatos para as vagas oferecidas.
Em 2011, a famosa “Terra das Escolas” ganhará mais uma unidade voltada ao ensino técnico no município, a ETEC CHAPADINHA.  Ao contrário da ETEC “Prof. Edson Galvão”, localizada no Bairro Capão Alto que oferece cursos voltados ao setor do agronegócio, a nova unidade será direcionada a cursos que visam às áreas de serviços e saúde.
Estima-se que os cursos tenham a duração de um ano e meio a três anos e atendam,  inicialmente a 260 pessoas, nos cursos de Secretariado, Confecção Industrial, Enfermagem, Imagem Pessoal e Ensino Médio.
De acordo com o Executivo, a primeira etapa das obras que compreende os prédios administrativos, de laboratórios, salas de aulas, portaria e estacionamento, terá um investimento de R$ 3.497.045,13. Fonte: Itapê Digital
VOLTA AS AULAS
Escolas não podem exigir marcas em material escolar
Segundo o PROCON, as escolas não podem exigir marca específica de material escolar nem apontar o estabelecimento comercial onde o mesmo deva ser adquirido. O custo elevado do material escolar está fazendo com que muitos pais realizem uma pesquisa mais aprofundada. Há uma grande diferença de preços e a economia pode ser significativa. Em várias cidades já estão existindo as feiras de trocas de livros escolares, onde os alunos podem deixar os livros que já usaram, trocando-os por outros que necessitem.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"APOSENTADOS"


DIA DOS APOSENTADOS

A data tem aspecto comemorativo: “Dia do Aposentado”. Mas a classe não teve muito a festejar ontem, em seu dia, principalmente aqui em nosso município. Com aposentadorias que não acompanham suas necessidades e inflação que pesa mais no seu bolso do que para a média dos brasileiros, os aposentados são tratados como “laranja sem sumo” e acabam tendo a necessidade de retornar ao mercado de trabalho para complementar a renda.
Contando com aposentadorias que, normalmente, não ultrapassam os salários de quando trabalhava, a classe sofre com a necessidade de alguns produtos e serviços, que se faltarem, podem prejudicar a saúde.
A atual administração de São Miguel Arcanjo pouca atenção tem dado aos problemas que enfrentam os aposentados em nosso município. Compra um ônibus no valor superior a R$500.000,00 para a Secretaria da Educação, enquanto nossos idosos sofrem com o atendimento precário na Saúde, principalmente no transporte para atendimento em outros municípios (aqui o prefeito deixou fechar a SANTA CASA), e ainda, constantemente faltam remédios na farmácia municipal, etc.
Para driblar sua incompetência no atendimento ao setor, o nosso ilustre e “empreendedor” prefeito ACM oferece circo, festas e passeios aos munícipes da terceira idade, como se isso fosse o bastante para que eles vivam com dignidade. “Ficou velho, tem que dançar”, parece ser o pensamento dos responsáveis pelo atendimento social á terceira idade.
Talvez eles não saibam que os gastos dos nossos aposentados são em grande maioria com saúde. São medicamentos e planos de saúde que eles não podem dispensar. É diferente de um jovem, que pode dispensar um convênio médico por ter menos chances de ficar doente. Da mesma forma acontece com os alimentos. Essas pessoas não podem ficar sem comidas importantes para manter a saúde, como a carne e o leite. E dificilmente eles farão a substituição desses produtos como um jovem pode fazer. Só que isso a administração não enxerga. Talvez acredite que bailes e exercícios físicos sejam suficientes para mantê-los vivos e “VOTANTES”.
Mas não é somente o executivo que vê no idoso apenas um voto que logo deixará de existir. Os vereadores que hoje estão de “férias” (eles chamam os dois meses em que recebem sem trabalhar de “recessão”), durante as aproximadamente 80 horas que trabalham durante o ano (10 dias mais ou menos) pouco fazem prol o idoso. E olham que eles recebem quase três vezes o que recebe alguém que trabalhou de sol a sol a vida inteira.
Infelizmente os aposentados que realmente deram seu suor ajudando a sustentar e a pagar o salário dos políticos que aí estão não tem nada a comemorar! Só decepções!  Ao longo de muitos anos de trabalho, muitos não podem nem comprar remédios e são dependentes dos filhos. Não tem casas para morar, etc.
Enquanto isso em Brasília, as viúvas dos ex-governadores, filhos com 89 anos como é o caso da ultima filha viva de Hercílio Luz, recebe só 15.000 mil reais por mês. Obs. Hercílio Luz foi governador de SC. Imaginemos quanto esse estado não pagou a todos os filhos dele? Será que os netos vão querer receber também?