domingo, 15 de maio de 2011

UMA DONA DE CASA POLITIZADA

UMA QUESTÃO DE OPINIÃO
CAMPANHA CONTRA A AUTOMEDICAÇÃO
Eu, Madá-Madá, sei muito bem que não tenho o dom da oratória e também da escrita, mas às vezes ouso escrever aquilo que sinto e não desejo calar. Sendo eu, uma simples dona de casa, gosto de ouvir musicas, notícias na TV, Internet e rádio. Noticiários que deixam a todos que lêem ouvem e assistem, preocupados e apreensivos com o que está ocorrendo no Brasil e no mundo, mas, a minha preocupação maior se atém a cidade onde moro: São Miguel Arcanjo.

Senti-me deveras decepcionada e horrorizada com a entrevista que um médico chefe técnico do PA deu na radio do nosso município. Como pode um doutor dizer que 38º de temperatura não é considerado febre? Que somente depois de dois dias o estado febril do paciente pode ser considerado preocupante? Ao invés de prescrever qualquer medicamento, dizer a uma paciente com dor de garganta que compre uma balinha no bar e a chupe, como se uma bala tivesse o mesmo efeito de uma pastilha antibiótica, chega a ser ofensiva a quem esta sendo clinicado. Será que estamos presenciando profissionais brincando com a saúde alheia, e que se a dor não for nossa não lhe damos importância?

É vergonhosa a inversão de valores que estamos vivenciando. Do jeito que está, acredito que infelizmente a situação não irá mudar, só tende a piorar. Isto não significa que eu seja pessimista, e sim, realista! Enquanto tivermos pessoas que arranjam desculpas para os erros cometidos por todos aqueles que prestam serviços para com a nossa comunidade, garanto que jamais mudaremos esse sistema.

Cansei de escutar na Radio Aliança dizerem que: As pessoas só ligam para reclamar, sendo difícil ligarem para agradecer. Que se a saúde está ruim aqui em São Miguel, lá fora está ainda pior... Ora bolas!!! Não importa que lá fora esteja pior! Eu tenho é que batalhar e querer o melhor para a minha cidade!

Se ficarmos conformados e satisfeitos com o pouco oferecido a nossa população e não cobrar os nossos direitos, quando um ente querido for tripudiado em qualquer órgão público, com que autoridade nós iremos reclamar?

Um médico não pode e não deve ser grosseiro com ninguém mesmo estando estressado, porque sua profissão é um sacerdócio, e mesmo se não o fosse, o mesmo proferiu a um juramento em sua colação de grau. Se o fardo lhe é pesado demais, solicite um afastamento cedendo seu cargo a outro doutor.

Ao finalizar minhas considerações, uma ultima indagação: Está sendo veiculadas pela mídia, propagandas contra a automedicação. Isto significa que não devemos tomar remédios por conta própria. Agora, depois das explanações a respeito do funcionamento do nosso pronto atendimento pelo médico que esteve na radio Aliança dizendo que 38º não é febre e que chupando uma balinha cura-se a dor de garganta, o que devemos fazer? Esperar que alguém entre em óbito para que providencias, enfim sejam tomadas?

È triste constatar a existência de pessoas que tem olhos e não enxergam alem do seu próprio umbigo. Defender o indefensável é imoral e vai contra tudo aquilo que Cristo ensinou..., e pensar que ainda tem aqueles que parabenizam e agradecem pelo “falso atendimento...”

QUANDO APRENDERMOS A SENTIR AS DORES DOS NOSSOS QUERIDOS IRMÃOZINHOS, AÍ SIM, O MUNDO SERÁ MELHOR”