sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CORRESPONDÊNCIA TEMPO QUENTE


CORRESPONDÊNCIA TEMPO QUENTE

TRÂNSITO MUNICIPAL: ESCLARECIMENTO.
Boa tarde.
Envio este e-mail ao Sr. Roberto Mendez, com cópia para "o Jornal" de Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo.
Caro Sr. Roberto Mendez, em sua coluna de “O Jornal”, edição 151, me causou estranheza sua crítica a criação do Departamento Municipal de Trânsito de São Miguel Arcanjo. Peço humildemente que o Sr, como formador de opinião, esclareça seus leitores quanto ao processo de municipalização do trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro(CTB) de 1997 propõe a municipalização do trânsito devido a diversos fatores, especialmente por considerar que não há ninguém melhor para cuidar do trânsito da própria cidade do que aqueles que nela residem, basta observar o estado de abandono dos municípios que não aderiram ao Sistema Nacional de Trânsito(SNT) ficando sujeitos a boa vontade do governo estadual em operar o trânsito nessas cidades.
Integrando-se ao SNT o município passa a ter diversas vantagens. Apenas para citar uma: o valor arrecadado das multas reverte para o município e não mais para o Estado, valor esse que pode e deve ser investido em ações voltadas para a segurança de pedestres e condutores, igualmente, vale lembrar que o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), considera a municipalização do trânsito de caráter irreversível e obrigatório. Sugiro nesse caso a leitura do “Roteiro para implantação para municipalização do trânsito”, disponível em: http://www.destran.com.br/links/transito/legislacao_manual.pdf ou o site do DENATRAN: http://www.denatran.gov.br/
O governante que assume a gestão do trânsito em seu município além de atender a legislação em vigor contribui para a redução das mortes e acidentes que tanto vitimam nossos entes queridos.
Parabenizo o articulista por apresentar o tema “Trânsito” em sua coluna, pois quanto mais discutimos um assunto mais responsáveis por ele nos tornamos.
Atenciosamente,
André Luis Marsiglia
Agente de Trânsito em Pilar do Sul, concursado de acordo com a lei.

2 comentários:

  1. Informação importantíssima para os contribuintes que veem e ouvem sempre as autoridades locais dizerem que o governo federal não investe nisso ou naquilo, e tem ainda os 50% do IPVA que fica no município e 50 % fica no estado com a mesma finalidade, abraços aos leitores e "eleitores" afinal 2012 haver]ao eleições locais e tá na hora de começar a arejar as politicas locais.

    ResponderExcluir
  2. Imaginem só,um departamento de transito com apenas um veículo para fiscalizar o municipio inteiro?Sabia que tem motorista que vem da área rural com veículo cheio de irregularidade?Tem até quem dirige sem habilitação.Veículos transportando alunos com excesso de lotação foi denunciado na Câmara de vereadores.Quem é chefete e tem parente transportando estudantes em excesso nunca será multado.A corrupção começa por aí.

    ResponderExcluir