sábado, 15 de janeiro de 2011

SERVIÇO SOCIAL


LEVANTAMENTO SOBRE O TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO CAMPO SÓCIOJURÍDICO

O Conjunto Cfess-Cress estará realizando um “mapeamento junto às áreas que compõem o chamado campo sociojurídico” (Deliberação nº 18, do Eixo Fiscalização Profissional, do Encontro Nacional CFESS/CRESS – 2009), visando retratar seus aspectos gerais e “a defasagem de assistentes sociais na área, versus as demandas ao Serviço Social oriundas do campo sociojurídico”
Nesta etapa convidamos as entidades e sindicatos para participar da reunião e composição do grupo de trabalho (GT) que atuará neste levantamento. No momento, o GT conta com representação da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - AASPTJ-SP, mantendo-se aberto à colaboração das demais entidades sindicais/representativas. Compõem o GT também as seccionais de Campinas, do Vale do Paraíba e Bauru, indicadas pelo Forum de Dirigentes, representando as onze seccionais, e dois colegas da Defensoria Pública também.
O trabalho do CRESS 9ª Região-SP na orientação e fiscalização tem buscado mobilizar a analise da conjuntura e mobilização para o enfrentamento das questões estruturais que impactam e violam os direitos dos trabalhadores. Salientamos, assim, que o conjunto de informações já existentes neste regional decorrente das atividades desenvolvidas pelo Cress-SP (Encontro Família e Justiça, Encontro Estadual Sociojurídico, Seminário Estadual Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mostra de Direitos Humanos, etc) comporão o material enviado ao CFESS na segunda etapa de levantamento de informações, que será qualitativo, enquanto contribuição da categoria que atua neste Estado.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AS CHUVAS NA REGIÃO


DECRETADO ESTADO DE EMERGÊNCIA EM PILAR DO SUL POR NOVENTA DIAS
Foto: Blog do Sergio Santos
As chuvas castigam desde o final de dezembro, municípios da região de Sorocaba. O município de Pilar do Sul a 50 km de Sorocaba é um dos municípios que enfrenta conseqüências consideráveis. As chuvas destruíram oito pontes em bairros diferentes; duas já foram reconstruídas e seis estão sendo reconstruídas. Estradas estão intransitáveis famílias estão ilhadas, e o escoamento da produção agrícola está comprometido.
A agricultura é o "carro chefe" da economia de Pilar do Sul. Os bairros mais prejudicados são: Turvinho, Usina Batista, Água Doce, Ilha de Cima e Bom Retiro. Os primeiros meses de cada ano é período sazonal em Pilar do Sul (colheita) das culturas: Uva é a mais cultivada, Lixia, ameixa, maracujá, pêssego e caqui, inclusive o município é o segundo produtor de caqui no estado de São Paulo, perdendo apenas para Mogi das Cruzes, segundo informação da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Edson José Pereira (filho do Prefeito), disse ao Jornalista Toni Silva, que as equipes da Prefeitura trabalham aceleradamente para reerguer as pontes que foram destruídas pelas águas das chuvas, "há muitos anos não via tanta chuva cair aqui no município de Pilar do Sul" disse Edson. O secretário Edson Pereira, reconhece que existe eminência de prejuízos aos produtores rurais, em razão da dificuldade de escoamento da safra.
 Foto: Blog do Sergio Santos
O prefeito Antonio José Pereira "Toninho da Padaria" decretou Estado de Emergência por noventa dias. Segundo Edson Pereira, essa decisão foi tomada para tentar viabilizar captação de recursos, junto ao governo do Estado de São Paulo, para atender as emergências provocadas pelas chuvas.
A FEAPS - Feira Agropecuária de Pilar do Sul, em Sua 18ª edição, estava marcada para ser realizada de 24 a 27 de fevereiro, mas em razão dos prejuízos causados pelas chuvas, existe cogitação em remarcar para, 17 a 20 de março. A decisão de remarcar a data para realização da FEAPS deve sair a qualquer "momento," isto ainda não aconteceu porque o prefeito Antonio José Pereira defende a realização da 18ª FEAPS em fevereiro. Falando via telefone, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Pilar Sr. Isac Antunes de Proença disse que conversou com os produtores rurais, e que a maioria, não concorda com a realização da festa nesse momento (mês de fevereiro). A opinião de Isac está de acordo com a maioria dos produtores.
 Foto: Blog Toni Silva
O presidente da entidade (Sindicato Rural Patronal) considera incoerência, realizar a FEAPS nesse momento. "Eu sou membro da comissão organizadora da 18ª edição da FEAPS, mas vejo que não dá para atender aos produtores e ao mesmo tempo fazer a festa agora. "Se for realizar a festa, terá que remanejar as equipe que trabalham no campo para trabalhar na organização estrutural do evento. Outro ponto que merece ser enxergado; como fazer uma festa com um decreto vigente de Estado de Emergência? Minha concepção percebe também, que o próprio produtor rural, não terá ânimo para aderir a festa, pelas circunstâncias que ameaçam com prejuízos a cadeia produtora. “No momento o ambiente em âmbito municipal, é desfavorável para realização da festa.” Concluiu Isac Antunes.
Fonte: Blog do Toni Silva

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ACIDENTE DE TRABALHO


ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE DOS TRABALHADORES

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador é composta por 178 Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, e por uma rede sentinela de 1.000 serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade responsáveis por diagnosticar os acidentes e doenças relacionados ao trabalho e por registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET). Uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, a RENAST responde pela execução de ações curativas, preventivas, de promoção e de reabilitação à saúde do trabalhador brasileiro.
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais. Cabe aos Cerest regionais capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos de notificação compulsória citados na Portaria GM/MS nº 777 de 28 de abril de 2004.
Já os Cerest estaduais elaborar e executar a Política Estadual de Saúde do Trabalhador, acompanhar os planos de ação dos Cerests regionais, a participação da pactuação para definição da rede sentinela e a contribuição para as ações de vigilância em saúde.
De acordo com a Portaria GM/MS nº 2.437 de 7 de dezembro de 2005, a equipe de profissionais dos Cerest regionais é composta por pelo menos 4 profissionais de nível médio (sendo 2 auxiliares de enfermagem) e 6 profissionais de nível universitário (sendo 2 médicos e 1 enfermeiro). No caso dos Cerests estaduais, a equipe é integrada por 5 profissionais de nível médio (sendo 2 auxiliares de enfermagem) e 10 profissionais de nível superior (sendo 2 médicos e 1 enfermeiro).
Saiba mais: Acesse a Portaria nº 2.728/GM de 11 de novembro de 2009, que dispõe sobre a RENAST.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

TEMPO QUENTE NA REGIÃO


PRESO EM RIBEIRÃO PRETO O ÚLTIMO DOS ASSASSINOS DO EMPRESÁRIO NELSON SCHINCARIOL
O empresário Nelson Schincariol assassinado em 2003
O delegado Wilson Negrão da Divisão anti-seqüestro de Sorocaba, apresentou na tarde desta terça-feira (11/01/11) o quarto homem acusado de cometer latrocínio contra o empresário Nelson Schincariol da Cidade de Itu. Gledson Lopes de Oliveira estava morando com a família dele em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Gledson usava nome falso, a polícia da Divisão anti-seqüestro o capturou lá em Ribeirão Preto. Em 18/08/03 o dono da Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes - Itu S/A Nelson Schincariol foi assassinado ao chegar no condomínio em que ele morava na cidade de Itu.
Três homens já estavam presos responsabilizados pelo crime (latrocínio). Faltava prender o Gledson que inclusive esteve preso, mas havia sido solto. Gledson está condenado a 23 anos de prisão, responsabilizado pela participação no latrocínio cometido contra Nelson Schincariol.

AOS TURISTAS

INFARTO FEMININO É DIFERENTE

  “..., Ela comentou que não se sentia bem... Doíam-lhe as costas... Foi deitar-se um pouco até que passasse... Mais tarde, quando fui ver como ela estava,  encontrei-a sem respiração... Não a puderam reviver...” Comentou o marido ao médico já no HOSPITAL.
                            Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência... Sabia que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas “dramáticos” que anunciam o infarto nos homens? Refiro-me à dor intensa no peito, suor frio e desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito, que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes. Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco nos vai contar sua história:
                            “Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos vendo novela. Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando estando com pressa, comemos um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água. Esta foi minha sensação inicial... O “único problema” era que eu não havia comido nada desde as 17h00min...”
                            Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertara a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta). Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.
Tirei os pés do pufe e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão... Levantei apoiando-me em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Disse-lhes que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas. Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam a deitar perto da porta, depois de destrancá-la, para que pudessem entrar e localizar-me rapidamente.
                            Segui suas instruções; deitei-me no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos. Acordei com o CARDIOLOGISTA me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femoral para instalar dois “stents” que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito. Graças às minhas explicações precisas, os médicos já estavam prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao HOSPITAL.
DICAS IMPORTANTES:
·         Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco, porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...
·         Notem que disse “chamem os PARAMÉDICOS/AMBULÂNCIA. O tempo é importante, e as informações precisas também.
·         Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou “nunca tiveram problemas cardíacos”...
·         Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz nosso sistema segregar toda classe de hormônios daninhos, que inflamam as artérias e tecido cardíaco. Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios, pelo que corre igual risco de sofrer problemas cardíacos que os homens.

·         ATENÇÃO SENHORES TURISTAS: PELO AMOR DE DEUS!!! NÃO TENHA ENFARTO EM SÃO MIGUEL ARCANJO. AQUI NÃO TEMOS HOSPITAL E A LIBERAÇÃO DE UMA AMBULÂNCIA PARA LHE SOCORRER É MEIO COMPLICADO!!!
·         SENHORES MUNÍCIPES DE SÃO MIGUEL ARCANJO: AO TER OS PRIMEIROS SINTOMAS CORRA PARA O REGIONAL DE ITAPETININGA, OU PARA O HOSPITAL EM CAPÃO BONITO. CASO SE SINTA IMPOSSIBILITADO DE FAZÊ-LO, REZE A “DEUS” E CAVE SUA SEPULTURA.