terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AOS TURISTAS

INFARTO FEMININO É DIFERENTE

  “..., Ela comentou que não se sentia bem... Doíam-lhe as costas... Foi deitar-se um pouco até que passasse... Mais tarde, quando fui ver como ela estava,  encontrei-a sem respiração... Não a puderam reviver...” Comentou o marido ao médico já no HOSPITAL.
                            Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência... Sabia que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas “dramáticos” que anunciam o infarto nos homens? Refiro-me à dor intensa no peito, suor frio e desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito, que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes. Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco nos vai contar sua história:
                            “Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos vendo novela. Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando estando com pressa, comemos um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água. Esta foi minha sensação inicial... O “único problema” era que eu não havia comido nada desde as 17h00min...”
                            Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertara a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta). Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.
Tirei os pés do pufe e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão... Levantei apoiando-me em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Disse-lhes que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas. Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam a deitar perto da porta, depois de destrancá-la, para que pudessem entrar e localizar-me rapidamente.
                            Segui suas instruções; deitei-me no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos. Acordei com o CARDIOLOGISTA me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femoral para instalar dois “stents” que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito. Graças às minhas explicações precisas, os médicos já estavam prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao HOSPITAL.
DICAS IMPORTANTES:
·         Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco, porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...
·         Notem que disse “chamem os PARAMÉDICOS/AMBULÂNCIA. O tempo é importante, e as informações precisas também.
·         Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou “nunca tiveram problemas cardíacos”...
·         Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz nosso sistema segregar toda classe de hormônios daninhos, que inflamam as artérias e tecido cardíaco. Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios, pelo que corre igual risco de sofrer problemas cardíacos que os homens.

·         ATENÇÃO SENHORES TURISTAS: PELO AMOR DE DEUS!!! NÃO TENHA ENFARTO EM SÃO MIGUEL ARCANJO. AQUI NÃO TEMOS HOSPITAL E A LIBERAÇÃO DE UMA AMBULÂNCIA PARA LHE SOCORRER É MEIO COMPLICADO!!!
·         SENHORES MUNÍCIPES DE SÃO MIGUEL ARCANJO: AO TER OS PRIMEIROS SINTOMAS CORRA PARA O REGIONAL DE ITAPETININGA, OU PARA O HOSPITAL EM CAPÃO BONITO. CASO SE SINTA IMPOSSIBILITADO DE FAZÊ-LO, REZE A “DEUS” E CAVE SUA SEPULTURA.

5 comentários:

  1. Dias desses víamos turistas elogiando as plantinhas da praça bem cuidada e olhavam extasiados a decoração natalina como se tudo aquilo refletisse a situação da saúde municipal do povo são-miguelense.Coitados!Mal sabem eles que em caso de um AVC ou qualquer problema mais grave de saúde terão uma grande surpresa ao serem transportados às pressas para cidades vizinhas.Se der tempo!Quem vê a praça remodelada não sabe em que armadilha está caindo.É só cair doente.

    ResponderExcluir
  2. Quando eles se incomodam com a presença de fotógrafos paira uma desconfiança no ar.Há algum motivo para o incômodo da empreiteira quando da presença de jornalistas durante a execução de qualquer obra pública?Pessoas presenciaram a inquietação dos trabalhadores da firma de Itapeva que instalavam os semáforos ao serem fotografados.Muito esquisito o comportamento deles.E não é a primeira vez que isso acontece.

    ResponderExcluir
  3. É verdade que tá havendo algum buxixo de professores sobre o abono que receberam pela segunda vez nos ultimos seis anos?Tem ou não tem abaixo assinado?

    ResponderExcluir
  4. AS OPOSIÇÕES,ISTO É OS DIRIGENTES DE PARTIDO, DEVEM SE PREVALECER DAS ILEGALIDADES NA QUAL ESTÃO INSERIDAS ALGUMAS FUNÇÕES PARA TER OPORTUNIDADE DE COMPETIR DE IGUAL PARA IGUAL NA CORRIDA POR MAIS ESPAÇO NA POLITICA.NO ESTATUTO CONSTA QUE NÃO PODE HAVER ACUMULO DE FUNÇÃO PARA DETERMINADO CARGO,OU PERMANECE OU SE LICENCIA DE UMA DAS FUNÇÕES.

    ResponderExcluir
  5. Os dirigentes partidários não podem fechar os olhos como fizeram durante a ultima campanha eleitoral em SMA.Não acredito que se neguem a fazer oposição nesse momento oportuno.Devem pleitear a presidencia da Câmara de modo legal para competirem quase em pé de igualdade.Caso não se mexam em quem iremos acreditar?

    ResponderExcluir