sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AS CHUVAS NA REGIÃO


DECRETADO ESTADO DE EMERGÊNCIA EM PILAR DO SUL POR NOVENTA DIAS
Foto: Blog do Sergio Santos
As chuvas castigam desde o final de dezembro, municípios da região de Sorocaba. O município de Pilar do Sul a 50 km de Sorocaba é um dos municípios que enfrenta conseqüências consideráveis. As chuvas destruíram oito pontes em bairros diferentes; duas já foram reconstruídas e seis estão sendo reconstruídas. Estradas estão intransitáveis famílias estão ilhadas, e o escoamento da produção agrícola está comprometido.
A agricultura é o "carro chefe" da economia de Pilar do Sul. Os bairros mais prejudicados são: Turvinho, Usina Batista, Água Doce, Ilha de Cima e Bom Retiro. Os primeiros meses de cada ano é período sazonal em Pilar do Sul (colheita) das culturas: Uva é a mais cultivada, Lixia, ameixa, maracujá, pêssego e caqui, inclusive o município é o segundo produtor de caqui no estado de São Paulo, perdendo apenas para Mogi das Cruzes, segundo informação da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Edson José Pereira (filho do Prefeito), disse ao Jornalista Toni Silva, que as equipes da Prefeitura trabalham aceleradamente para reerguer as pontes que foram destruídas pelas águas das chuvas, "há muitos anos não via tanta chuva cair aqui no município de Pilar do Sul" disse Edson. O secretário Edson Pereira, reconhece que existe eminência de prejuízos aos produtores rurais, em razão da dificuldade de escoamento da safra.
 Foto: Blog do Sergio Santos
O prefeito Antonio José Pereira "Toninho da Padaria" decretou Estado de Emergência por noventa dias. Segundo Edson Pereira, essa decisão foi tomada para tentar viabilizar captação de recursos, junto ao governo do Estado de São Paulo, para atender as emergências provocadas pelas chuvas.
A FEAPS - Feira Agropecuária de Pilar do Sul, em Sua 18ª edição, estava marcada para ser realizada de 24 a 27 de fevereiro, mas em razão dos prejuízos causados pelas chuvas, existe cogitação em remarcar para, 17 a 20 de março. A decisão de remarcar a data para realização da FEAPS deve sair a qualquer "momento," isto ainda não aconteceu porque o prefeito Antonio José Pereira defende a realização da 18ª FEAPS em fevereiro. Falando via telefone, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Pilar Sr. Isac Antunes de Proença disse que conversou com os produtores rurais, e que a maioria, não concorda com a realização da festa nesse momento (mês de fevereiro). A opinião de Isac está de acordo com a maioria dos produtores.
 Foto: Blog Toni Silva
O presidente da entidade (Sindicato Rural Patronal) considera incoerência, realizar a FEAPS nesse momento. "Eu sou membro da comissão organizadora da 18ª edição da FEAPS, mas vejo que não dá para atender aos produtores e ao mesmo tempo fazer a festa agora. "Se for realizar a festa, terá que remanejar as equipe que trabalham no campo para trabalhar na organização estrutural do evento. Outro ponto que merece ser enxergado; como fazer uma festa com um decreto vigente de Estado de Emergência? Minha concepção percebe também, que o próprio produtor rural, não terá ânimo para aderir a festa, pelas circunstâncias que ameaçam com prejuízos a cadeia produtora. “No momento o ambiente em âmbito municipal, é desfavorável para realização da festa.” Concluiu Isac Antunes.
Fonte: Blog do Toni Silva

Um comentário:

  1. Ouvindo a Radio SupeFM do amigo Toni Silva,eis que ouço os esclarecimentos do secretario de obras de São Miguel Arcanjo,Muricio Pais,que me deu até vontade de ir prá lá e morar na área rural.Diz ele que os 1.200 quilometros de estradas rurais são mantidas em bom estado de conservação pela equipe da prefeitura que durante o período de estiagem se desdobra e deixa tudo bonitinho.Ele esqueceu de dizer que a empreiteira LRCampos mantem boa parte das estradas pedregulhadas para escoamento do eucalipto da Suzano,senão não daria conta desses mais de mil quilometros de estradas rurais.Vejo parentes meus reclamando do mau estado da estrada de seu sitio.

    ResponderExcluir