sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

INSALUBRIDADE II

INSALUBRIDADE II
 
OS COLETORES DO SEU LIXO E OS RISCOS QUE ELES CORREM.
Obs. Matéria baseada em texto de Giulia Batelli e Jefferson Bispo
Correndo atrás do caminhão e segurando sacos de lixo, um coletor de lixo em Brasília, pulou no estribo cheio de cascas de banana e escorregou. Se em desenho animado essa cena só rende risada, na vida real rendeu ao servidor 11 dias de atestado pela sua perna machucada. Acidente é o que não falta na corrida diária da coleta de lixo. Todos os coletores de lixo em nossa cidade concordam que “o servidor que trabalha na coleta vive tenso porque é um trabalho perigos e o profissional tem que ter coragem e tem que estar precisando muito de dinheiro” conclui.
Em quase todos os municípios, os coletores de lixo usam luvas e as botas de borracha. As roupas, de malha. A reclamação mais freqüente dos coletores é a de que o uniforme que usam não é suficiente para protegê-los. “A gente merece mais proteção para trabalhar, devido ao serviço. A luva deveria ser de couro”, alegam os mesmos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana no DF (SINDLURB), Marcio Luis de Sales, o uniforme dos coletores está de acordo com a lei. ”As luvas de couro só são usadas pelos coletores que fazem a coleta hospitalar por esse lixo ser mais insalubre. Para os coletores de lixo domiciliar, tem que ser emborrachada para dar mobilidade”, alega Sales. Ainda aponta que as pessoas precisam se conscientizar “quando forem armazenar seu lixo para que não aconteça algum tipo de acidente com os trabalhadores.”
Há situações em que não basta estar protegido, é preciso que o profissional esteja atento. Existem casos em que o servidor perdeu o dedo no compactador do caminhão. Existe o relato de que um coletor de lixo de outro município que era acostumado a andar com uma das pernas na parte de dentro do caminhão até o momento em que se descuidou e a perdeu, e olha que nesses municípios são feitas palestras sobre precauções para evitar esses tipos de acidente, mas mesmo assim os coletores acabam se machucando “no anseio de fazer o serviço logo, ou por falta de atenção.”
O conteúdo dos sacos de lixo também é perigoso. No pronto-socorro de cirurgia e de clínica em CEILÂNDIA-DF, um coletor que, segundo relato, deveria ter por volta dos 20 anos apresentava uma “lesão perfuro contundente.” Segundo informações do próprio, ele havia pegado sem luva grossa de proteção, um saco de lixo com “um espeto de ‘churrasquinho de gato’ que trespassou sua mão entre o 2° e 3° dedos.”
O salário não é, nem de longe, atraente para os coletores, mas alegam que não há muita escolha. Wellington comenta que “pelo preço que as coisas estão hoje, (o salário) é pouco. Pelo serviço que fazemos, deveríamos ganhar mais”. OS COLETORES DO DF RECEBEM 714 REAIS POR MÊS. SENDO QUE: 510 SÃO, DE FATO, O SALÁRIO E 204 REAIS DE INSALUBRIDADE.
Apesar de saber do perigo da profissão, os coletores de lixo afirmam que é melhor do que ficar desempregado. E, um deles ainda acrescenta: “Se hoje eu tivesse 18 ou 20 anos, eu procuraria outra profissão, mas como estou mais velho nem tenho idéia do que faria. Mas eu tenho vontade de estudar. Eu quase terminei o segundo grau, mas o serviço nunca me deixou terminar de estudar. O tempo é muito curto.”
O nome do profissional é coletor de lixo. Lixeiro, apesar de ser popular, carrega um sentido pejorativo para esses funcionários. “Tem a discriminação”, complementam. Alguns coletores se indignam porque tem pessoas que saem correndo de perto deles. “Tem pessoas que reconhecem o nosso trabalho, mas têm outras que não. No local de pessoas civilizadas, elas vêem como um trabalho digno. Elas reconhecem e, no fim do ano, retribuem com uma cesta básica, uma quantia em dinheiro. O coletor ainda acrescenta que “as pessoas de baixa renda”, como “as empregadas do lar”, jogam o lixo em vez de entregar em mãos. “Não sei se eles têm medo da gente ser bandido disfarçado”, refletem. Quando alguém pergunta qual a profissão deles, eles respondem que trabalham na coleta. Por não ser o termo mais comum, “tem gente que pensa que é a coleta de dinheiro da Igreja”, dizem sorrindo.
 
Obs. Tempo Quente: Para informação aos coletores de lixo e Motoristas das ambulância do nosso município no que diz respeito ao direito a periculosidade e insalubridade - Direito Adquirido: é um direito fundamental, alcançado constitucionalmente, sendo encontrando no art. 5º, XXXVI, da Constituição Federal, bem como na Lei de Introdução ao Código Civil, em seu art. 6º,§ 2º. A Constituição Federal restringe-se em descrever, in verbis:
“A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”
ATENÇÃO: A PARTIR DESTA DATA AS MATÉRIAS POSTADAS NO TEMPO QUENTE ZIP NET NÃO SERÃO AS MESMAS POSTADAS NO TEMPO QUENTE II.

5 comentários:

  1. De que forma que eles podem tentar burlar a lei sem ter piedade dos trabalhadores expostos a situações que podem trazer prejuízos à saúde?Caso incorram em algum desrespeito às leis,poderão responder hoje ou no amanhã pelas transgressões?

    ResponderExcluir
  2. Desarmaram o 'cirquinho' da praça e na nossa Vila Rica a buraqueira tá tomando conta de algumas ruas.O asfalto da rua da minha tia tá desaparecendo na rua edvirges montero e vai dando lugar aos buracos.Falam que a prefeitura tem mutio dinhero e guarda ele prá eleição?Uma teta gorda que ninguem quér larga.

    ResponderExcluir
  3. Seu Mendes.Venha até aqui ver a instalção dos semáforos.Uma equipe com caminhão de Itapeva esta fazendo a instalção dos dois primeiros.Vc precisa vir aqui para registrar com sua cameraNa esquina da praça com BBrasil.

    ResponderExcluir
  4. Na praça do Dante fizeram gradinha estilosa ao redor do Dante Carraro.Uma cerquinha daquele tipo tem um precinho salgado.O serralheiro amigo falou por cima o preção.Há reclamo que o parente do 'mandão' faz aquele serviço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Quando eu vi no inicio que voce tinha feito uma materia baseada na minha e na do meu colega eu fiquei feliz. Ja que a nossa nao estava tao boa como poderia. Quando comecei a ler, eu percebi que editou apenas algumas partes. Ou seja, a sua materia ainda e a minha e a do meu colega. Nao me importo muito com isso. Se postou no seu blog e porque reconheceu qualidade nela. Isso que importa. So fique atento, pois nem todas pessoas sao como nos dois. Uma hora voce tera problema com isso. Acredito que seja interessante divulgar materias de outras pessoas e aprimora-las com certeza. Dando o correto credito. Entretanto, acredito que o senhor nao tenha reparado na real deficiencia da reportagem e tenha cometido alguns deslizes na edicao.

    Meu cumprimento,

    Giulia Batelli

    ResponderExcluir