segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CAOS NA SAÚDE

CAOS NA SAÚDE
SAÚDE EM FRANGALHOS EM ITAPETININGA

A PREFEITURA PRECISA ASSUMIR SUA RESPONSABILIDADE
O caos na saúde pública de Itapetininga é a falta de investimentos necessários neste setor. Nem os postos de saúde estão funcionando de modo regular. Há a necessidade de defender a constituição de um "Grupo de Gestão Estratégica" para o enfrentamento dos problemas que se verificam no Hospital e no Pronto Socorro. A prefeitura não pode se eximir pela responsabilidade direta, uma vez que o Hospital ainda é de responsabilidade do município, ou seja, do Executivo que deixa investimentos de lado, faltam até vestuários e equipamentos básicos. Afinal, quem está pecando pela omissão e negligência? Não é possível continuar desse jeito. Os postos de saúde sempre lotados, faltam médicos e remédios...
É necessária uma auditoria urgente no montante de recursos financeiros disponibilizados pelos Governos Estaduais e Municipais, verificar todos os repasses que são feitos à prefeitura e posteriormente encaminhados ao SAS (Entidade que administra o HR). A população precisa ter um atendimento digno. Saúde é prioridade! Enquanto o Estado não assumir de vez o HR, ou seja, ser Estadualizado, se é que isso vai acontecer, a prefeitura de Itapetininga responde solidariamente pelo caos, insisto! Jamais..., jamais..., poderia ter deixado esta situação chegar onde chegou. Uma falha descomunal! É preciso buscar uma solução imediata. O Hospital de Itapetininga está deteriorado e sem condições adequadas para serem realizadas cirurgias. Precisa de urgente reforma em sua estrutura física. E a 2ª fase do Hospital Regional, como está? Se a primeira, inclusive, faltam leitos, imaginem a 2ª fase! Esta já devia estar pronta há tempos! Por que até agora não fizeram um consórcio intermunicipal de saúde para dividir despesas com outros municípios? Falta vontade ou o quê?
Não é admissível constatarmos no Hospital e Pronto Socorro os pacientes sendo espalhados. Pacientes com fraturas sendo dispensados. Uma lista quilométrica de pacientes esperando a marcação de uma cirurgia!!! Não adianta pressionar os servidores e médicos que no momento se encontram em greve no PS, pois o caos não é em decorrência do movimento grevista. Desta forma, diante da situação reinante, não existe alternativa a não ser requerer a decretação de "Estado de Emergência" na área de saúde.
O Governo do Estado também precisa tomar uma providência. Estado e Município não se entendem. Não se nota nenhuma indicação de vontade política, determinação, para reverter essa conjuntura, que vai se transformando em uma calamidade estrutural. Chegamos ao limite do intolerável. Não só na área de saúde, mas nas de educação, segurança, a iniciativa privada, toda a população, estão sendo forçadas a assumir obrigações que são específicas dos poderes públicos. A sociedade precisa organizar-se, protestar, exigir que os poderes públicos voltem a cumprir seus deveres para com a população. Se essa mentalidade anti-social não mudar, brevemente quase todas as classes sociais também serão empurradas para as filas do SUS, para as escolas de má qualidade, para o buraco, enfim, na saúde, na educação, na segurança... Não dá mais para esperar. Estamos à beira do caos, ou já nele.
Uma constituição de um "Grupo de Gestão Estratégica" na área da saúde é absolutamente necessário, para promover todas as ações visando à superação desta enorme crise. Este grupo deveria ser formado por representantes da sociedade, dos servidores da saúde, Conselho Regional de Medicina, administradores, representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e da Assembléia Legislativa.
O povo merece respeito e atendimento de qualidade na saúde. O povo não é bicho!!!
Obs. Postado por Osmar Thibes Jr. – Jornal ROL – Região on-line

2 comentários:

  1. Sr.Mendez, dê uma olhada no assunto que envolveu o prefeito de Casa Branca-SP.Foi denunciado que usava o veículo em finais de semana se não tem expediente,transportando pessoas.E ao ser feita uma averiguação em seu veículo,policiais encontraram 36 capsulas de cocaína.O que também chamou atenção foi que a reportagem disse que o prefeito usava veículo oficial em finais de semana.

    ResponderExcluir
  2. Uma conversa dentro do hipermercado DIA.Bem na hora que passava o carro de propaganda do Supermercado Irmãos Silva anunciando o sorteio do carro zero,funcionários do DIA discutiam que eles é que iriam ganhar aquele prêmio.

    ResponderExcluir