sábado, 28 de maio de 2011

ENCENAÇÃO

MISE EN SCÈNE

Quem ainda tem estômago para assistir as sessões da Câmara dos Vereadores de São Miguel Arcanjo, sabe que mais de 90% do que ali acontece ou é levado em tribuna por alguns dos “nobres edis”, não passa de uma grotesca encenação. O mesmo acontece na rádio Aliança quando se propõe a entrevistar o prefeito ACM, o que é feito de forma diferenciada de qualquer outro entrevistado naquela emissora. A impressão que fica para quem busca saber algo mais sobre a realidade do nosso município, é de que as perguntas formuladas ao entrevistado foram previamente combinadas entre o mesmo e o entrevistador (que ainda ajuda o primeiro a respondê-las), alem do que, não se permite perguntas via telefone ao vivo, submetendo qualquer ligação dos ouvintes a uma censura prévia, bem ao modelo do que fora implantado quando os militares estavam no poder, enquanto que, sendo outro o entrevistado, o ouvinte tem a sua participação via telefone liberada.
A mentira e a omissão tem sido uma característica marcante desta administração, como também a “Mise en Scène”. O prefeito ACM fala na construção de um hospital, quando na verdade o que está sendo construído não passa de uma ampliação do PA onde serão realizadas “pequenas cirurgias” e atendimentos de emergência com algumas “salas de observação”.
Nosso município continuará sem maternidade, sendo que pacientes em estados que requeiram uma intervenção cirúrgica de maior porte, assim como parturientes, serão encaminhados para os “verdadeiros hospitais” e Santa Casas da região, onde serão de fato internados, e não apenas colocados sobre observação. Se não é verdade o que aqui está sendo exposto, o prefeito ou os “cupinchas” que o cercavam, deveriam ter nos esclarecido durante sua longa entrevista no rádio.
Muitas outras “Mise en Scène” em diversas outras oportunidades foram levadas ao ar pela rádio Aliança, onde segundo sua diretora, “o sol está sempre brilhando, os passarinhos cantando”, sem falar que aqui fora, nosso “povão” continua dançando (mesmo sem estar na terceira idade).
A Câmara dos Vereadores de nossa cidade, bem que poderia se chamar “Câmara dos Enroladores”, tal a grandiosidade de “Mise en Scène” que ali são levadas em tribuna. Quase todos nossos edis, em determinado momento já estiveram em tribuna fazendo sua representação. Não representando o povo que o elegeu, mas sim, representando um personagem igual aos existentes nas peças teatrais escritas por Gianfrancesco Guarnieri.
O Vereador PAULO RICARDO DA SILVA talvez seja o que mais usa da “Mise en Scène” em suas manifestações na tribuna, representando com bastante desenvoltura o personagem que “bate e lambe”. Chama o prefeito ACM de mentiroso, mas não procura provar o fato denunciando de forma mais contundente a mentira (que segundo ele, diz respeito ao uso de verba da FUNDEB na compra do ônibus para a educação). Ofende de maneira despropositada o Secretario de Gabinete, e a seguir se fecha num mutismo digno de quem teme uma resposta a altura da ofensa. Denuncia a compra de ABADÁS (segundo ele irregular) vendidos no carnaval, sem, no entanto, indicar quais as providências tomadas a fim de esclarecer o fato. E ainda há aqueles que cogitam do seu nome para disputar as eleições como prefeito, fato que vindo a se consolidar irá se caracterizar como mais uma “Mise em Scène” armada para favorecer os detentores do poder.
Agora, aposto que nenhum dos nobres edis ou o próprio chefe do executivo será capaz de criar uma “Mise em Scène” para dar explicação convincente e esclarecedora a respeito do ACORDÂO que reproduzimos abaixo. Com a palavra o “Diretor Teatral”.
EM 2012, OUTRA VEZ... “CHEGOU SUA VEZ...”

EM 2012, OUTRA VEZ... “CHEGOU SUA VEZ...”

2 comentários:

  1. Percebe-se que há um conluio entre entrevistador e entrevistado,que nunca rebate ou questiona com veemência as atitudes vacilantes do prefeito.Disse ele que não faz propaganda,mas que apenas trabalha,porém deveria explicar a falta de transparência em suas pequeninas obras,pagas com dinheiro público.Não há placas alusivas em muitas obras,como por exemplo,da ampliação do Pronto Atendimento.Qual a empreiteira responsável e o valor ali gasto?Por quê desse comportamento?

    ResponderExcluir
  2. A tão falada cidade de economia agricola tem participação de sua produção de alimentos na Merenda Escolar?Prefeitura de Ilha Comprida cadastra pescadores locais para a compra e introdução do peixe na merenda.

    ResponderExcluir